cristiano@dadoseideias.com.br

+55 67 984846267

O munda dá voltas, o ponteiro do relógio dá voltas, a vida dá voltas, o  Lewis Hamilton dá voltas, mas e daí? O que isso influencia na sua vida?

É comum ouvirmos ditados relacionados à volta, ao retorno ou mesmo que a vida é cheia de altos e baixos como: “A vida é uma roda gigante”. Bem, entendo que para dizer o que é alto e baixo precisa de comparativo e certamente não devemos viver em função de comparação com as outras pessoas.

Porém, pode-se afirmar que a vida é um ciclo que dura algum tempo, assim como a volta do relógio tem um ciclo com duração de uma hora. A volta completa da Terra tem duração de 24h e os exemplos sobre ciclos medidos e as voltas que o mundo dá são muitos.

Seus relacionamentos, empregos, recursos financeiros e todos os aspectos de sua vida tem ciclos, bons e ruins, com início, meio e fim, Talvez até o momento você não tenha percebido que com o tempo se afasta de amigos de longa data e faz outros, gosta de certos tipos de filmes e passa a gostar de outros. O ciclo para eles acabou.

Mesmo sabendo que este movimento é natural do ser humano, ainda assim você se assusta o tempo todo. Como se a demissão do trabalho fosse o fim da vida e não é, é somente o fim do ciclo daquele trabalho.

Essa ausência de consciência de que tudo é feito em ciclos deixa um vazio e nesse vazio cresce um temor sobre as pessoas, fazendo que tenham medo de empreender novos caminhos e então permanecem naquilo que é conhecido.

Algumas pessoas quando conquistam algo se agarram porque entendem que não haverá outra chance, o mesmo sentimento de que terá esse algo para sempre, o que é um engano. Inevitavelmente terá por apenas um tempo, um ciclo. È inevitável: Início, meio e fim.

Assim sendo você pode se acalmar, esta liberdade para escolha é sua e não há necessidade de cultivar o medo, pois está tudo bem. Não tema que suas escolhas lhe causem dor ou sofrimento, pois trazem alegria ou aprendizado. Também não tema que tudo acabe, pois tudo acaba um dia e neste meio tempo, permita-se viver o quanto for possível e prazeroso.

E lembre-se de nunca esquecer que sempre haverá um amanhã.

10 Responses

  1. Nos agarramos como se tudo fosse eterno, infinito… Sofremos com o fim de um relacionamento como se nossa vida fosse acabar… Ciclos… A vida é um ciclo. Ótima reflexão!

  2. “Every new beginning comes from some other beginning’s end” é uma frase de uma música de uma banda chamada Semisonic, escutava na minha adolescência e agora fez todo o sentido para mim.
    “Todo recomeço vem do fim de algum começo”

  3. Existem momentos em que percebemos que algumas coisas da nossa vida já não nos agradam mais, seja no trabalho, no amor ou em qualquer outra área. Mas, não precisamos insistir em algo que não está nos fazendo bem, podemos mudar o caminho que estávamos seguindo e recomeçarmos por outro para nos sentirmos satisfeitos novamente.

  4. Apegamos muito a coisas materiais , tudo em excesso e prejudicial , só que assim como a vida tudo tem início , meio e fim .
    Devemos reconhecer quando e hora de migramos para um novo ciclo , pois o mesmo contribuirá para o nosso crescimento .

  5. A vida é perene…nada dura para sempre. A não ser o seu conhecimento e o seu estado de como vivenciar o seu momento.

  6. Esta mensagem veio em boa hora. Hoje perdi meu pet, meu primeiro gato e foi (está sendo) muito doída essa perda. Parece que o dia tem muitas horas e ele não acaba.
    Ao ler me confortei.
    Tudo é ciclo e tudo tem princípio, meio e fim.
    Gratidão.

  7. Ótimo esse texto,faz várias reflexões sobre nossas atitudes na vida. Eterna gratidão

  8. Excelente texto, pensava realmente que onde eu estava teria que ficar, foi muito bom ler, entendi que tudo tem um início, meio e fim. Gratidão sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.