fbpx
Motivação

Dentro da Caixa

Você já se sentiu inseguro, sem certeza de ter aonde ir? Ou então se sentiu em desespero por não ter um salário fixo ou aflição em mudar de casa?

A primeira necessidade humana é a da certeza, do conforto e está relacionada à habilidade de evitar a dor e obter prazer, levando à segurança e à sobrevivência.

Pode parecer muito claro para alguns e estranho para outros pensar em segurança como uma necessidade, mas acontece todos os dias com todo mundo. Se você pensar em alguma mudança na sua rotina de forma permanente, incomoda. Se você pensar em uma ação que você gosta e faz todo dia e vai ter de abrir mão, incomoda.

Toda mudança gera desconforto, gostamos da sensação de rotina. De que as coisas são previsíveis e podemos contar com elas. E quando alguém sai da rotina você vê com estranheza, porque a rotina foi quebrada.

Um exemplo claro e simples da quebra de rotina muito simples é o da surpresa. Você gosta de surpresa? Tem certeza?

Mesmo sem conhecer sua resposta eu acredito que você adora a surpresas boas. Mas somente as boas, porque a surpresa ruim você chama de problema. Quando você ganha um presente inesperado é uma ótima surpresa, mas quando recebe uma conta que desconhecia isso é um problema.

Essas surpresas que você considera como boas, não tiram sua sensação de segurança nem mesmo o seu prazer e não abalam em nada sua necessidade de certeza, já a conta…

A necessidade de certeza pode ser satisfeita através da comida, controle, consistência, identidade, fé…

Você deve conhecer algumas pessoas que não se arriscam, não mudam o trajeto de retorno de casa para o trabalho sequer, por que não quer arriscar um mudança.

Satisfaça sua necessidade de certeza, mas também pense fora da caixa, em sair de sua zona de conforto e mantenha-se aberto à mudança, até porque a mudança acontece e você precisa vai ter que lidar com ela mais cedo ou mais tarde.

E lembre-se: O limite é você quem faz!

2 comments

  1. SARA MARIA DE ARAUJO SANTOS

    A mudança é uma ação esplêndida quando temos a certeza que vale a pena correr um risco para se realizar o que almejamos.
    Pare, e observe ao seu redor que tudo muda o tempo inteiro. As pessoas, os animais, o universo, as coisas, a matéria, etc etc etc e etc.
    Daqui a pouco tempo estaremos usando carros elétricos, híbridos, com energia solar…e veja que já existem estes carros. E aí, você vai continuar com seu empreendimento de gasolina? Quem hoje usa câmara de fotografias que precisa de filme?
    Tudo muda…e você?
    Vai continuar no mesmo lugar? Vai envelhecer e os seus sonhos serão utopia?
    Digo que vale a pena mudar tudo pra que cresçamos como pessoas, como profissionais, como família, como relacionamento… saí da caixa é um desafio, é uma incógnita onde só saberemos o resultado se formos audaciosos.

  2. Lya

    A mudança é constante em nossa vida e só não muda o que já está morto. A vez que eu entendi isso foi maravilhoso. Muitas vezes as nossas caixas já não nos cabem mas ficamos presas nas zonas de conforto que nos são conhecidas.
    Eu gosto muito de entender a rotina como aquele lugar que eu me sinto bem. Só que algumas vezes é preciso botar o pé fora da caixa.. um após o outro.. e conhecer ou fazer algo novo.
    A rotina não é ruim mas é preciso saber que ela faz parte do caminho. Ela não é o caminho todo.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como se sente hoje?