fbpx
Motivação

Você tem medo de que

A ideia do medo em si é muito interessante. O medo é um instinto natural de proteção, que nos remete à autopreservação. Algo para nos proteger dos males e perigos da vida.

O medo é a busca de uma das necessidades mais básicas do ser humano, a segurança. Por isso você pode achar bobo alguém que tem medo de chuva ou de raios, porém, é compreensível. Um medo, qualquer que seja, qualquer é a busca da segurança.

Ter medo não é ruim, sentir aquele frio na barriga diante de uma grande decisão, não é ruim. Ruim é ficar paralisado pelo medo. Ruim é se sentir congelado e sem reação. Esse é o perigo, você se deixar dominar pelo medo.

Quando eu era criança, eu e meus amigos fomos nadar em um lago. Encontramos um barco furado que ainda boiava mesmo cheio de água. Mas no meio da brincadeira, houve um momento em que tudo parou, o Luzardo estava se afogando e saltei do pequeno barco na água para socorrer meu amigo.

Não me importei se ele me puxaria para baixo na tentativa de se salvar ou mesmo que minha habilidade de nadar fosse ruim, apenas dei um salto com fé. Quando você cresce, aprende a ter medo de seguir seus impulsos. O medo de errar, de ser afogado, um medo que quase paralisa.

O importante é que o Luzardo não se afogou. A mãe dele foi na minha casa, no dia seguinte, me agradecer. Mas não fiz por reconhecimento, fiz porque senti vontade de fazer e fiz.

Outro dia eu li no facebook uma frase, e eu não lembro do autor, mas era assim: Quando você perde uma oportunidade, alguém vai encontrá-la. As oportunidades não são perdidas só porque você teve medo.

Os medos podem ser enfrentados de diversas maneiras e cada um pode escolher a sua estratégia e continuar a agir. Seja por terapia, vontade de superação, isso não é importante. A estratégia você escolhe, é você quem escolhe ser corajoso, ser corajoso e apesar do medo agir.

Coragem é superar o medo, é ultrapassar a barreira do frio na barriga, do que pode ser desespero e agir. Quando você não age algo pode morrer e você não quer ser responsável pela morte de seus sonhos. Que tal escolher ser corajoso e realizar seus sonhos?

E lembre-se: O limite é você quem faz!

5 comments

  1. Paulinne

    Perfeito!
    “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.” Nelson Mandela

  2. Mauricio Augusto

    O Medo em pequenas doses e benéfico ele faz com que tenhamos respeito e critério para viver e superar as situações a qual nos encontramos.
    Mas quando o Medo vem em excesso , ele nos congela deixando nos paralisados sem ação em determinadas situações dando a sensação que não somos capazes de transpor , trazendo juntos outros sentimentos que talvez não sejam positivos.

  3. SARA MARIA DE ARAUJO SANTOS

    A cada dia vamos melhorando mais e mais naquilo que nos trava devido algum tipo de medo e que este acaba sendo um obstáculo pra seguir em frente.
    Tenho medos de proteção e segurança, tipo: não entrar em ruas escuras e sem movimento. De chuvas torrenciais…medos físicos. Mas os de seguir avante na realização dos meus sonhos, estes eu sempre consigo vencer.
    Eu já tive medo de falar em público, e isto pra mim era um grande desafio a vencer. Comecei a assistir palestras sobre o assunto, fiz curso de oratória.
    Na faculdade sempre me saia bem nos seminários. Era elogiada pelos colegas e professores.
    Hoje, ministro aulas de Administração e na área de educação. Já participei de palestras, mesas redondas e também já fiz cerimonial de eventos de aniversário.
    Não deixo ninguém impor inseguranças e medos em mim se for para o meu crescimento pessoal, profissional e etc.
    Enfim, procuro melhorar sempre para chegar no meu autodesenvolvimento e autorealizaçao…

  4. Lucilene

    Meu pai sempre dizia que o medo é nescessário para a sobrevivência, uma pessoa sem medo de nada pode se expor a situações perigosas. O problema é quando o medo afeta as outras emoções. O medo limita as pessoas muito mais que qualquer outra coisa em nossas vidas, não conseguimos tomar tal decisão por medo do que possa acontecer. O medo em excesso prejudica muito o sucesso.
    Você sabe, no fundo, que já tem tudo que é necessário para agir, nas fica congelado por conta do medo. Ao contrário da amiga Sara aí no depoimento de cima meus medos são mais psicólogicos do que físico geralmente o medo físico eu consigo enfrentar.

  5. Cristina dellalibera

    Acredito que o medo é bom!como a colega disse é mais psicologico!e é gratificante saber que vc enfrentou seu medo de frente!

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como se sente hoje?