fbpx
Motivação

Pé de Atleta

Ei, calma! Você que anda na correria, costumo brincar que está virando atleta. Vou ainda mais além para quem afirma estar na loucura, por que tenho medo do seu destino. Se nestas duas frases você se identificou, certamente pode estar se vitimando de estresse mental e consequentemente físico. Uma grande verdade é que estresse mental desencadeia problemas físicos dos mais variados, como um dito popular que diagnostica o câncer como a doença dor rancor.

Indo nesta direção há vários exames médicos e inúmeros especialidades para darem soluções às consequências. O que eu estou querendo que você reflita é sobre os agentes causadores e possíveis soluções para criar um efeito generativo, ou seja, criar novos comportamentos saudáveis. Uma quebra de rotinas, alterações em tarefas simples que no final de um dia trarão grandes resultados: Tempo de qualidade e uma vida saudável.

É verdade que fica até bonito dizer que tá sem tempo para nada. É bem legal dizer que não consegue fazer nada porque tá corrido. Parece que estar sem tempo para relaxar e para os amigos torna você uma pessoa produtiva.

Encontro nas reclamações das pessoas indícios de que as tarefas do dia a dia são feitas de forma automática, feitas de maneira quase que despercebida. Essa inconsciência do que é realizado gera um descomprometimento do que é possível ou não. É muito comum compromissos sobrepostos e alguém fica sem ser atendido, filho esquecido na escola, cliente esperando por 30 ou 40 minutos e por ai afora. Entendo que em algum momento isso aconteça, mas deveria ser uma exceção.

Diante dos fatos é fácil compreender aonde as pessoas se perdem. A falta de planejamento evita que se tenham claras as suas tarefas, mesmo as rotineiras e curiosamente diminui a autoestima. Falta tempo para tanta coisa a ser feita e o sentimento de incapacidade vem à tona e faz todo sentido. Sem uma agenda e fazendo ações inconscientes perde-se a noção da produtividade, das inúmeras tarefas realizadas. Talvez seja o momento de ter uma agenda para incluir mesmo ações simples como banho, café, buscar e levar filhos.

Recentemente eu ministrei um workshop e das reflexões geradas, a importância de diminuir a pressão sobre nossas ações futuras foi muito falada. Muitas pessoas tem o peso dos erros do passado e a responsabilidade de resultados futuros e seu presente se resume em um fardo de culpa e expectativa. É importante se perdoar dos erros do passado e entender a intenção positiva daquele comportamento. Ninguém erra querendo errar, muito pelo pelo contrário, portanto convido você a perdoar-se e seguir em frente.

Entenda que mudar sua rotina, planejar-se melhor e dar tempo de qualidade a pessoa mais importante do mundo, mudarão sua perspectiva de vida e uma melhor autopercepção. A pessoa mais importante do mundo (que é você) merece alimentação saudável, exercícios físicos, maior dedicação a si e à família e terá mais tempo até para trabalhar. Que tal deixar a eterna maratona e ter mais tranquilidade?

Se você gostou clique em Curtir e clique em Compartilhar para que seus amigos também possam ler.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como se sente hoje?